Tipos de Hidrantes

| contato@vellamo.eng.br
Tipos de Hidrantes

Certamente, os sistemas de hidrantes são muito importantes no combate a incêndios. Assim, os Hidrantes podem ser encontrados em diversos locais, sejam em edificações ou até mesmo nas ruas e praças.

Entretanto, existem diversos tipos de hidrantes diferentes e cada tipo possui suas particularidades.

Tipos de Hidrantes

 

Hidrante de Recalque

O Hidrante de Recalque é um dispositivo do Sistema de Hidrantes. Normalmente encontrado em frente ás edificações, ele é utilizado pelos bombeiros para alimentar o sistema de incêndio de determinada edificação. Garantindo assim que todos os hidrantes do sistema tenham água com pressão suficiente para combater as chamas.

Esse sistema pode também ser utilizado para abastecer as próprias viaturas do Corpo de Bombeiros caso necessitam da água da reserva de uma edificação para uma emergência em outra edificação, portanto ele poderá fazer uso da RTI local para reabastecer.

Ressaltando que a localização do dispositivo de recalque sempre deve permitir aproximação da viatura apropriada para o recalque da água, a partir do logradouro público, para o livre acesso dos bombeiros, devendo ser identificado e pintado na cor vermelha. Os hidrantes de recalque nunca deverão ser instalados em locais de passagem de veículo ou estacionamento que obstruam o acesso.

Esse tipo de hidrante é de responsabilidade particular da edificação.

 

Hidrantes de Parede

Encontrado em edificações comerciais e residenciais, normalmente os Hidrantes de Parede estão localizados no interior das caixas (abrigos) de incêndios que devem ser posicionadas em locais de fácil acesso e que certamente não possam ficar obstruídos em casos de emergência.

Os hidrantes devem estar prontos para uso imediato nas operações de combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros, brigada de incêndio ou até mesmo ocupantes da edificação que tenham treinamento e forem familiarizados com os equipamentos.

Para o manuseio adequado do equipamento é necessário um treinamento básico para utilizá-lo, pois trata-se de um sistema que trabalha sob pressão, tendo o operador que tomar cuidados para garantir sua segurança.

As caixas de incêndio devem conter, entre outros acessórios: Esguicho regulável, Chave de mangueira e Mangueiras de incêndio.

 

Hidrante Industrial

Geralmente instalado em fábricas, usinas, portos, galpões, dentre outros; o Hidrante Industrial é específico e calculado para o combate a incêndio, considerando vazão e pressão suficiente para garantir a proteção de uma edificação de grande porte ou estrutura específica. Devido às constantes atividades exercidas nesse tipo de local, é fundamental a presença desse tipo de hidrante.

Sua instalação, em sua maioria, é feita em forma de coluna e dispõe de mangueiras e esguichos, assim, este tipo de dispositivo também é conhecido como Hidrante de Coluna Industrial. Pode ser duplo ou simples e conter de duas a quatro saídas, dependendo assim da necessidade do local e especificações do projeto.

Confeccionado em aço Schedule 40 ou 80, o Hidrante Industrial deve ser pintado na cor vermelha para indicar sua localização.

Hidrante Industrial deve ser instalado em locais estratégicos, todavia seguindo normas e determinações pré-estabelecidas que visem tornar o seu manuseio mais fácil em caso de incêndios.

 

Hidrante Urbano (Hidrante de Solo)

Inegavelmente, este é o dispositivo mais lembrado ao se falar em hidrantes. Igualmente, o Hidrante Urbano pode facilmente ser encontrado pelas calçadas das cidades.

Esse tipo de hidrante somente pode ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros. No chão, em sua proximidade, localiza-se uma tampa de ferro ou concreto sobre um registro, tratando-se da principal forma de liberar o fluxo de água, que somente poderá ser aberto através de uma chave específica, pertencente ao Corpo de Bombeiros local.

O Hidrante Urbano pode conter uma ou mais saídas para mangueiras, entretanto alguns possuem ainda uma válvula para controlar a vazão da água.

Esse tipo de hidrante não é de responsabilidade da edificação, todavia seu abastecimento se dá pela companhia de água da cidade.

 

Agora me diga…

Primeiramente, o seu empreendimento possui algum desses Tipos de Hidrantes?
Como está as condições de uso do sistema?
As manutenções estão em dia?

Nós podemos te ajudar!!!

 

✅ Solicite-nos um orçamento!

 

Vellamo Engenharia

(31) 3353-5421 / 9.9336-7998
contato@vellamo.eng.br
Formulário de Contato

Artigos Relacionados

Siga-nos também nas Redes Sociais:

Instagram | @vellamo.eng
Facebook | @vellamoeng